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By Reachlocal

Vídeos: uma ferramenta de marketing que pode alavancar suas vendas na crise

Não tem jeito, a crise econômica é uma realidade com a qual temos que lidar. Segundo pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as vendas do varejo vêm diminuindo muito, e já estamos no pior resultado para o mês desde 2000, quando o setor caiu 1%. Mas, ao invés de lamentarmos, é hora de criarmos oportunidades e inovar.

 

A internet, mais especificamente, o Youtube, pode oferecer um caminho de sucesso. Essa plataforma online de vídeos vem se tornando uma das ferramentas de marketing de maior impacto nas vendas porque facilita a demonstração do produto e estreita o relacionamento entre empresa e consumidor. São milhões de usuários diariamente que procuram por entretenimento, informação e também por produtos. O Youtube é hoje o segundo maior site de buscas na internet. E você ainda não está lá?

 

Para chegar ao Youtube você deve pensar em produzir vídeos que apresentem seu serviço, sua ideia, sua empresa. O primeiro passo é abrir um canal nesta plataforma. É claro que os vídeos postados lá podem e devem ser incluídos no site da empresa. Isso gera redirecionamento em ambos os sites.

 

Para alavancar as suas vendas, entretanto, os vídeos devem ser visualmente atraentes e podem fazer uso de animações, músicas, transições diferentes, vinhetas personalizadas, entre outras opções.

 

Os vídeos devem trazer o detalhamento dos produtos, com a forma de utilizar, os benefícios, os materiais utilizados, etc. Outro ponto importante é que os vídeos sejam de qualidade, com boa iluminação, roteiro e edição. Além disso, eles devem ser objetivos, pois vídeos que se prolongam demais acabam dispersando a audiência. Também é bacana trazer depoimentos reais de clientes que fizeram uso dos seus produtos ou serviços.

 

Enfim, diante dessa realidade, a zona de conforto deve ficar para trás. Os vídeos podem ser o que faltava para sua empresa se diferenciar no mercado!

 

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Economize dinheiro com transmissão ao vivo

A palavra-chave das empresas em tempos como os que vivemos agora é contenção de custos. Muitas empresas planejam a redução de custos pensando somente em questões como energia, pessoal e materiais. Contudo, esquecem que as viagens dos funcionários para participar de reuniões, treinamentos ou conferências representam um custo elevado.

E aí, que a tecnologia deve entrar. A transmissão de eventos por vídeos é uma solução eficiente, que consegue agregar e integrar pessoas geograficamente distantes de forma instantânea e, claro, otimizando custos.

Grandes eventos ou pequenas reuniões podem ser transmitidos ao vivo de qualquer lugar e para qualquer lugar. Com certeza, os funcionários, ao acompanharem a transmissão ao vivo de um evento terão uma perspectiva diferente do evento e, com isso, novos insights.

Diante dessa possibilidade, é preciso preparação para cobrir o evento de maneira que todos os envolvidos estejam cientes de como ele irá ocorrer e também como ele será executado. Por isso, aconselhamos que uma empresa do ramo seja contratada para que aspectos técnicos do evento sejam transmitidos com cuidado e qualidade. Somente um profissional terá o equipamento certo que capte o áudio e as imagens de forma que não ocorra erro na transmissão.

Vantagens de transmitir seu evento ao vivo

É econômico: promover um evento com transmissão não requer muitos custos de estrutura física ou com pessoal. Com um recurso pequeno é possível contratar uma empresa especializada que vai cuidar de tudo, desde material, pessoal, transmissão, edição.

Ganho na audiência: quando você possibilita que o evento seja visto em qualquer lugar, isso acaba se revertendo em aumento na participação, pois, caso contrário, a pessoa precisaria estar no local do evento para poder participar.

Promove interação: a internet permite que ocorra interação mesmo por parte de quem não está presente no local do evento.

Aumento de credibilidade: o uso de live streaming para promover um evento demonstra que a empresa está antenada com a tecnologia e que ela consegue atender todo o público que possui.

Acesso ao conteúdo ilimitado: durante a transmissão, todo o material está sendo também gravado, o que permite acessá-lo mais tarde. Além de ser possível assistir em etapas ou só uma parte.

Facilidade: apesar de a princípio parecer difícil, uma transmissão ao vivo só requer que o espectador tenha um computador com acesso a internet.

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Produção de videoclipes para pequenas bandas e artistas

O processo de divulgação de uma música passa pela produção de um videoclipe. Somente com os vídeos uma banda que ainda não está em evidência na mídia consegue alcançar um público que de outro modo não teria acesso à música. Diversos artistas passaram a ter sucesso de público depois de serem vistos no Youtube, por exemplo.

Diante deste fato, se você deseja se lançar no mercado da música, você deve procurar uma produtora de videoclipe.

Somente uma empresa especializada vai conseguir um resultado efetivo entre o que o artista deseja e o que o mercado assimila. Essa química depende do cuidado com a produção bem feita, sem deixar de lado a arte e o estilo da música apresentada.

Com a música em sintonia com as imagens, o público passa a entender o conceito da música, a mensagem que ela quer passar. Além disso, o vídeo traz a possibilidade de nos afeiçoarmos ao artista, conhecer seu jeito de ser e vestir. Com isso, as pessoas tendem a compartilhar os vídeos, e de maneira exponencial, seu videoclipe terá cada vez mais público, na medida em que ele é repassado.

Deste modo, a procura pela banda aumenta e isso acaba se convertendo em mais shows, já que o contratante vai analisar qual o tamanho do público que busca pelos vídeos do artista/banda.

É quase certo também que, se bem produzido, o videoclipe se torne referência na carreira do artista. Basta pensar, o que seria da Madona sem seus clipes conceituais. Também outros artistas passam a olhar a banda com outros olhos, pois sabem que ali está um trabalho que demanda comprometimento e dinheiro.

Em linhas gerais, não basta uma ideia na cabeça e uma câmera na mão. O artista precisa procurar uma produtora que consiga atender o objetivo que o videoclipe almeja. Somente um profissional tem a técnica e material para produzir um material que articule bem com a linguagem da música.

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Como apresentar sua empresa com um vídeo institucional

Já diz o ditado que uma imagem vale mais que mil palavras. Se a imagem vier acompanhada de som e movimento então pode ter certeza que será um sucesso. Vídeos são uma ótima alternativa para apresentar uma história, um acontecimento e porque não, a sua empresa!

Os vídeos institucionais trazem a apresentação do modus operandi da empresa. Eles apresentam o conceito, funcionamento, produtos e ideias da sua empresa para seu público interno e também externo. De maneira bastante autoral e versátil, sua marca vai ganhar evidência e autoridade.

Com a ajuda da internet, o vídeo institucional é um instrumento de captação de clientes e também de estreitamento de relação com o público que a marca já domina.

Como são feitos os vídeos institucionais

Uma empresa especializada em produção audiovisual é a chave para o sucesso desta iniciativa. Uma produtora têm condições de avaliar qual formato e linguagem utilizar na produção de seu vídeo, levando em conta o público-alvo e o que se quer alcançar.

A primeira etapa de produção de um vídeo institucional passa pela elaboração do roteiro, que deve conter todas as informações sobre o que vai ser inserido no vídeo, como serão feitas as imagens, depoimentos, vinhetas, animações, etc.

De modo geral, os vídeos são curtos e objetivos – de 4 a 5 minutos, pois isso facilita o entendimento do que é a empresa e o que ela propõe. Se houver necessidade, pode-se produzir um vídeo de maior duração, entretanto, ele terá outras finalidades, como por exemplo, trazer elementos de motivação aos colaboradores ou fazer um histórico sobre a empresa.

É interessante atualizar o vídeo institucional todos os anos já que o mercado se renova cada vez mais rápido e a empresa acaba acompanhando o ritmo e se atualiza em termos econômicos e sociais.

Os vídeos institucionais podem ser apresentados na recepção da empresa, em reuniões com os funcionários, parceiros e consumidores e também em feiras e congressos. O site da empresa não deve ficar de fora, pois como já falamos a internet tem o poder de viralizar vídeos e, com isso, sua empresa ganhará mais mercado. Agregue valor a sua empresa, tenha um vídeo institucional!

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Como aumentar sua conversão de vendas com vídeos online

Que o Youtube revolucionou a comunicação não é novidade. Mas você sabia que a plataforma de vídeos também está mudando o modo de se comercializar produtos na internet?

Hoje o Youtube é o segundo buscador da internet, só perdendo para o Google. E é a partir dele, que o consumidor busca informações sobre produtos. E esse novo comportamento do consumidor exige adequações das empresas e suas estratégias de marketing.

Há inúmeros benefícios em se investir nos vídeos online para apresentar seu produto. A primeira delas diz respeito ao quanto sua empresa estará em destaque e em vantagem nas buscas online. Por exemplo, se um consumidor procurar por tênis nos buscadores, as empresas que têm vídeos mostrando o produto buscado, recebem destaque no pagerank do buscador. Assim, é mais fácil que um potencial cliente chegue primeiro na sua empresa.

Os vídeos também permitem gerar conteúdo de qualidade, algo que certamente sua clientela deseja. Além disso, os vídeos trazem reconhecimento entre as partes e fideliza ainda mais os clientes.

Depois que a audiência foi conquistada, o processo de venda pelo Youtube também ocorre de maneira muito simples, já que a plataforma tem ferramentas que permitem que isso ocorra. O Hangout é uma dessas ferramentas. Através dela você conseguirá conversar ao vivo com seu consumidor e tirar dúvidas, se for o caso. Além disso, é possível direcionar o link do vídeo para o produto em seu site, por exemplo.

Dicas para aumentar a venda com os vídeos

1 – Vídeos curtos e objetivos atraem mais a atenção e consequentemente as vendas.

2 – Monitore seu desempenho e descubra que tipo de vídeo acaba se convertendo em mais vendas. Há possibilidade de vídeos explicativos ou somente demonstrativos, busque saber qual deles atrai mais o seu público!.

3 – Use recursos de imagem e textos nos vídeos, como legendas e animações.

4 – Permita que comentários de outros clientes apareçam, pois é certo que isso aumenta a chance de adesão a sua marca.

5 – Coloque um motor de busca em seu site e adicione os vídeos nos resultados.

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Como produzir um curso EAD

Hoje em dia há uma grande demanda por cursos online em diversos setores. Para colocar seu conhecimento na internet e alavancar uma grana extra, os professores podem criar cursos à distância de maneira rápida e fácil.

O profissional, entretanto, precisa se atentar a detalhes importantes para que seu curso tenha adesão e seja um sucesso de público.

Formato

Para serem atrativos, os materiais do curso precisam vir em vários formatos. Gráficos, animação, vídeos, podcasts e infográficos são elementos que prendem a atenção e motivam o aluno.

É importante que os conteúdos em vídeo sejam separados em etapas, assim o aluno não ficará entediado e o aprendizado será maior. Vídeos curtos com objetividade sempre! Além disso, legendas e logotipos padronizados também são recursos de apresentação que imprimem profissionalismo aos vídeos.

Qualidade

A qualidade do conteúdo deve se juntar a da imagem e do som. Não adianta o professor apresentar muito bem o conteúdo se as imagens estiverem embaçadas ou tremidas. Isso tira todo o crédito do profissional. Além disso, desconsidere colocar trilha sonora porque isso tira a atenção do que está sendo ensinado.

O local onde o vídeo será gravado também importa. O cenário deve fazer parte da apresentação do conteúdo e, assim, o profissional deve estar à vontade para ensinar. O melhor é estar em um ambiente que lhe seja familiar, como uma sala de aula, por exemplo. Além disso, o profissional não deve ser constrangido com a presença de terceiros ou com muitos aparatos que lhe deixem desconfortável e inibido, como por exemplo, muitas luzes, câmeras ou microfones. A apresentação do conteúdo deve ser natural, como uma conversa. O cuidado na edição do material é outra etapa importante no preparo das aulas. Os cortes e a transição de cenas devem ser feitos com cuidado para dinamizar o vídeo. Um bom profissional da área saberá usar ferramentas de edição de vídeo da maneira correta.

Organização

Conhecer o público-alvo faz parte do processo de produção de um curso a distância. Ao gerenciar um curso, é essencial conhecer o perfil do público que vai participar das aulas. A realidade do aluno deve ser compatível com os conteúdos. Assim, trazer exemplos que traduzam o cotidiano do aluno cria adesão ao curso e incentiva o aluno na sua jornada de aprendizado.

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Crise? Veja como ganhar dinheiro com cursos online!

Se a crise econômica é ruim por um lado, por outros ela cria oportunidades de negócio. Empreender neste momento é uma ótima opção porque abre leques que antes estavam fechados. E um dos segmentos que apresenta uma ótima oportunidade de crescimento é a educação à distância. Com o mercado de trabalho se mostrando desfavorável, as pessoas buscam se aprimorar cada vez mais, e a opção mais econômica e prática é através dos cursos online.

Então é hora de arregaçar as mangas e partir para este próspero negócio. Mas aí, você se pergunta: como ganhar dinheiro com vídeos na internet?

Os cursos EAD vêm se tornando uma opção lucrativa, pois não é preciso grandes investimentos. A internet oferece plataformas de baixo custo ou gratuitas para alocar os cursos sendo o mais famoso o Youtube.

Além disso, para produzir os vídeos é possível contar com produtoras especializadas em filmagem e edição. Hoje em dia há muitas opções de dispositivos de gravação com ótimo custo benefício.

Entretanto, para que seu conteúdo se destaque no mercado e assim se reverta em lucro, é preciso que ele tenha um diferencial. Faça uma pesquisa no mercado para descobrir quais são os temas mais procurados. O próximo passo é preparar o material de forma atraente, com recursos gráficos e bom acabamento de imagem.

Depois de hospedar seu curso em uma plataforma é hora de usar ferramentas de divulgação na internet. O plano de marketing deve focar no público-alvo, mas também deve levar em conta que pessoas de outras áreas podem se interessar pelo assunto. Criar parcerias e utilizar espaços publicitários de blogs que já tenham sucesso no assunto é uma boa maneira de chegar ao aluno em potencial. Além disso, as redes sociais não devem ser descartadas e a utilização de ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) podem otimizar seu curso nas páginas de busca.

Google AdSense

Se você escolher postar seu vídeo no Youtube, é preciso saber que ele estará disponível para qualquer pessoa, sem custo. E aí, como fica seu trabalho/lucro? O Google, que é a empresa proprietária do Youtube, insere propagandas entre os vídeos – o que permite que você ganhe dinheiro com eles. Toda vez que o anúncio é clicado na sua página, você ganhará uma quantia do anunciante. Mas para isso é preciso que você seja afiliado ao programa Google AdSense, que é o meio pelo qual o Google possibilita inserir anúncios no seu canal.

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Como produzir vídeos com conteúdo relevante para seus clientes

Atualmente, estão surgindo novos canais de vídeos na internet. Sejam no YouTube, plataforma mais popular de compartilhamento de conteúdo audiovisual na web, ou em outras páginas de hospedagem. Na rede podemos facilmente encontrar uma enorme quantidade de filmes, videoclipes, documentários ou publicidades. Com isso, existem, até mesmo, pessoas desconhecidas que chegam a ficar famosas, sendo chamadas de “celebridades instantâneas” ou “vlogers”.

Dentro desta atmosfera, pode parecer fácil produzir vídeos para internet. Mas, não é. É de extrema importância que o conteúdo tratado no arquivo seja relevante, sobretudo caso a obra se trate de uma forma de marketing. É preciso levar em consideração uma série de atitudes estratégicas, conhecer bem os interesses de seu público-alvo e saber como produzir vídeos de qualidade.

Dicas para produzir bons vídeos para internet

1. Duração

Não é nenhuma novidade que as pessoas de hoje em dia já não têm tempo para nada. Com isto, os poucos minutos que lhes sobram para assistir vídeos online não podem ser desperdiçados com bobagens. Seja direto e objetivo, não ultrapassando o tempo máximo de três minutos. Caso a mensagem a ser transmitida seja muito importante e demande arquivos maiores, estude a possibilidade de transformar o material numa série. Desta forma, seu público assistirá aos poucos.

Em todo caso, não se esqueça de que a qualidade da internet brasileira não é lá grande coisa e que boa parte dos internautas utiliza o limitado acesso 3G através do celular. Ou seja, se seu vídeo não chamar atenção, certamente será ignorado.

2. Público-alvo

Se você fala com jovens, converse com esta classe de pessoas. Não adianta insistir em linguagem muito formal e rebuscada, por exemplo. Produza vídeos leves, com uma pegada mais humorística e despojada. Já para negócios de marketing B2B (Business to Business, em inglês), invista em produções mais sérias e complexas. Boas opções podem ser cases ou entrevistas contendo depoimentos importantes.

3. Postagem

A principal etapa do marketing de conteúdo utilizando vídeos na internet é o momento da publicação. Quanto maior for a divulgação, melhor, é claro. Canal no YouTube, blog e página no Facebook são indispensáveis. Mas, a postagem mais imprescindível é um destaque em sua homepage, garantindo o impacto positivo sobre seu visitante. Não se esqueça de valorizar todas as frentes pelas quais você pode “atacar”.

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A importância do vídeo em estratégias de Marketing de Conteúdo

Atualmente uma grande e eficaz forma de marketing na internet são os vídeos postados em canais de compartilhamento, como o YouTube. O número de visualizações chega a ser enorme, com marcas quase que inimagináveis. São milhões! De modo que hoje é possível afirmarmos que o YouTube é o segundo principal gerador de buscas na web, atrás apenas do Google, é claro.

Oferecer a seu público-alvo as melhores mensagens através de um conteúdo audiovisual bem elaborado, certamente, fará com que os resultados refletidos no desempenho de sua empresa cresçam consideravelmente.

Estratégia já empregada pelos gigantes do mercado atual

As grandes marcas já compreenderam que, no cenário de hoje, a comunicação deve ser “bilateral”. Isto é, não se deve apenas comunicar algo a seu consumidor sem esperar que ele corresponda de alguma forma. Sendo assim, é de extrema importância conhecer o cliente, quais são seus gostos e preferências e “conversar” com ele. É neste ponto que se encaixa a utilização do marketing de conteúdo através de vídeos online.

Alguns estudos e pesquisas já revelaram que mais da metade dos internautas se interessam por publicidades feitas por intermédio de vídeos na web. E o melhor de tudo é que você tem total controle sobre o conteúdo que está sendo transmitido. A narrativa pode ser pensada cuidadosamente para que o sentido gerado seja exatamente aquele que o empresário deseja, evitando complicações ou contratempos.

Você faz o vídeo, o público faz o restante

As pessoas simplesmente adoram compartilhar vídeos na internet. Isto porque as mensagens são facilmente transmitidas aos espectadores, sem problemas de interpretação. A divulgação é eficiente e o alcance é gigantesco. A audiência conquistada a partir de páginas como o Google ou o Facebook não desmentem esta realidade promissora.

Invista também em melhorias em SEO, facilitando que seu site seja encontrado em mecanismos de busca. Assim, você conquista a atenção de seu consumidor e aumenta o número de conversões, gerando muito mais leads (contatos com clientes). Valorize os vídeos como estratégia de marketing de conteúdo para sua empresa! O retorno, com certeza, será muito positivo.

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Canal de vídeos no YouTube e sua importância para empresas

Uma das principais vitrines para empresas do mundo todo é a internet. Foi seguindo este raciocínio que muitos empresários passaram a adotar inúmeras formas de divulgação na web, sobretudo devido ao fato de que a publicidade no mundo virtual pode acontecer de muitas maneiras diferentes. Em todo caso, uma saída bastante rentável é a criação de canais de vídeos no YouTube.

Além disso, é uma excelente estratégia no marketing de otimização, isto é, o tão almejado SEO (Search Engine Optimization, em inglês). São técnicas que, quando bem efetuadas, criam uma atmosfera mais amigável para que o site seja encontrado facilmente através de ferramentas de busca. Afinal de contas, hoje vivemos num mundo no qual você não é ninguém se não aparece no Google, não é mesmo?

Mais eficiente do que as demais redes sociais

Já não é incomum encontrarmos perfis de empresas em todo tipo de redes sociais: Twitter, Facebook e, até mesmo, Instagram. Cada uma destas frentes é responsável por atingir determinada parcela do púbico-alvo. Mas, sem dúvida alguma, podemos afirmar que o YouTube é a melhor arma publicitária na web.

A velocidade com a qual um vídeo postado neste site de compartilhamento atinge visualizações é incrível! Os filmes hospedados no YouTube podem ser vistos por qualquer pessoa que o deseje assistir. Não importa o conteúdo, pois, desde que bem trabalhado, a variedade de visitantes do site aumentará consideravelmente.

Quem é você no Google?

Já reparou que alguns vídeos do YouTube aparecem como resultados principais em determinadas buscas no Google? Isto se deve à atuação de uma utilidade denominada otimização de mecanismo de busca. Os vídeos mais populares conquistam as melhores posições no ranking do Google Engine (SERPS). Tudo é uma questão de boa escolha de palavras-chave, duração não muito longa e conteúdo bem produzido e de qualidade.

Você pode melhorar e intensificar o tráfego de visitantes na página de sua empresa e, desta forma, aperfeiçoar seu retorno financeiro. O segredo é utilizar os métodos de otimização corretamente.

Use o YouTube a seu favor, oferecendo a seus negócios a oportunidade de experimentarem uma nova plataforma e a seus clientes a chance de conhecer melhor o seu trabalho.

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