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Nathan FilmesNathan Filmes

By nathanfilmes

O que um roteiro de vídeo institucional precisa ter?

Produzir um vídeo institucional não é tarefa fácil! O projeto de um roteiro é tão complexo quanto um trabalho de engenharia, por exemplo. É preciso planejar detalhadamente qual será o caminho percorrido até que o produto final seja entregue ao cliente. A mensagem da empresa deve ser transmitida com clareza e eficácia, de modo que o conteúdo do vídeo permaneça claro e intacto na mente de quem o assistir por um período considerável. O bom planejamento será responsável por garantir que o sucesso seja obtido.

Traçando um objetivo

O primeiro passo de uma produção audiovisual é o briefing. Pode soar uma palavra estranha, mas nada mais é do que uma conversa entre o cliente e a produtora, na qual serão expostos todos os intuitos do projeto. Esta etapa é primordial, pois durante ela serão expostos os desejos e os objetivos, além de serem firmados compromissos contratuais.

Será necessário definir quem é o público-alvo, como o produto será apresentado a ele e quais serão boas saídas para aproximar a empresa de sua clientela. Vale ressaltar que um vídeo institucional, como o próprio nome sugere, é um filme que apresenta a infraestrutura e os valores de uma instituição aos seus consumidores. Deste modo, será muito interessante poder mostrar aos clientes o que há “por trás” de sua marca. É função de um bom roteiro identificar as melhores formas de captar a essência da mensagem a ser transmitida sobre seus negócios.

Determinando a mensagem principal

Traçados os objetivos, a próxima etapa é a determinação da mensagem central a ser discutida no vídeo. Podem ser valores da instituição, ações que serão tomadas ou mesmo um novo produto. O que vale é deixar o conteúdo simples e claro. O vídeo institucional moderno apresenta tudo o que a empresa tem a oferecer, mas com criatividade e objetividade.

O roteiro deve ser humanizado, lembrando que seus clientes são pessoas dotadas de sentimentos. Escolha seu público-alvo e trabalhe em cima dele, buscando lhe prender a atenção e atiçar sua curiosidade. Neste quesito vários aspectos devem ser pensados, como locução, imagens e animações.

Call to Action

O filme deve funcionar como um todo, isto é, a mensagem transmitida no começo deve estar interligada ao Call to Action (CTA, “chamada para ação”) presente no fim. Sua ideia principal já deve ser esclarecida nos trinta segundos iniciais da obra, mantendo o olhar do espectador atento até os momentos finais.

Depois disto, é só apresentar ao cliente e, posteriormente, ao público, para verificar a aprovação. A criação de um bom projeto de roteiro será responsável por fazer com que seu vídeo institucional seja bem-sucedido. Não pule nenhuma etapa!

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A vantagem dos vídeos para alavancar vendas

Uma coisa é fato: um produto ou um serviço só é vendido se antes ele for exposto e se esta apresentação cativar a atenção do cliente. Se não aparecer, não vai vender. Quando o assunto é internet, a produção audiovisual se torna um diferencial ainda maior, se sobressaindo em meio à avalanche de informações a qual os internautas são submetidos a cada minuto.

Isso porque uma produção audiovisual abrange recursos visuais e sonoros, podendo trabalhar com textos e infográficos, o que pode estimular sensações e passar as informações de forma extremamente eficaz. Por outro lado, um vídeo mal feito pode ter efeito contrário, se tornando uma grande vergonha, fato que, na era da internet, pode se alastrar rapidamente estragando a reputação da empresa.

O melhor a fazer nesses casos é buscar um estúdio de gravação comercial para realizar uma produção audiovisual profissional e de alta qualidade.

Meios mais populares

A televisão ainda é o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, segundo um levantamento da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015. 95% dos brasileiros assistem TV de forma regular, mas a internet tem crescido exponencialmente, especialmente por meio de celulares e tablets.

Em todos esses casos, os recursos audiovisuais ganham um destaque maior a cada ano. O vice-presidente de conteúdo do YouTube, Kelly Merryman, revelou que os usuários de vídeos online em todo o mundo irão dobrar até 2016, chegando a cerca de 1, 5 milhão. A transmissão online de vídeos realizada pelo YouTube passou por um grande crescimento e, hoje, 28% das buscas do Google já vem desta mídia social.

Os empreendedores precisam se adaptar a esta nova era, e são inúmeras as possibilidades. Uma pesquisa recente revelou que os recursos audiovisuais utilizados em e-mail marketing, por exemplo, aumentam a taxa de cliques em até 95%.

Vale a pena investir nos recursos audiovisuais para alavancar as vendas e, com a popularização da internet, uma transmissão online torna-se uma forma simples e barata de divulgação. O investimento deve estar na contratação de um estúdio de gravação comercial para manter a qualidade e a eficácia da informação transmitida ao receptor.

By nathanfilmes

A internet do futuro será baseada nos vídeos

A internet tem ganhado uma importância tão grande que, hoje, todos os grandes canais de TV já investem também em uma programação online, extremamente completa. Até mesmo as universidades e centros de ensino abrem cada vez mais espaço para uma produção de EAD (Educação à Distância), com o uso da tecnologia para garantir uma educação de qualidade baseada no ensino via vídeo transmitido de forma online.

Em grande parte dos casos, os canais que investem na TV na internet possibilitam que o espectador se torne assinante do canal e possa escolher assistir um programa na hora em que preferir e como preferir, disponibilizando o conteúdo inclusive de eventos ao vivo.

A TV na internet traz comodidade, levando a programação de forma customizada para servir perfeitamente à rotina do usuário. O sucesso deste formato é tão grande que muitas marcas têm investido suas propagandas somente na versão online.

Canais do YouTube

O YouTube, que permite a criação de canais por qualquer pessoa, faz um sucesso maior a cada ano. As produções independentes já faturam milhões de reais todos os anos e ganham a preferência dos jovens que buscam informação e entretenimento. As produções com maior qualidade se destacam, ganham mais visualizações e são remuneradas inclusive pelo próprio YouTube, por meio do programa Google Adwords.

Produção de EAD

A transmissão online não é só utilizada para entretenimento e informação. Muitas instituições de ensino superior também têm utilizado os recursos audiovisuais pela internet para produção de EAD, o ensino à distância, que vem se tornando cada vez mais popular em todo o mundo, se tornando a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil, de acordo com o último Censo da Educação Superior.

Assistir uma aula sem precisar sair de casa, com profissionais renomados de todo o mundo, já é uma realidade de fácil alcance. A popularização deste método de ensino aconteceu em decorrência de uma maior conectividade tecnológica, com o fácil acesso da Internet banda larga e da inclusão digital.

Feito de forma profissional, os vídeos contam com qualidade que tornam as aulas atraentes e eficientes, inclusive nos casos de eventos ao vivo, como palestras, congressos, etc.

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Como ganhar dinheiro com produção de aulas EAD

O ensino à distância é a modalidade educacional que mais tem crescido no Brasil e, segundo um levantamento realizado em 2014, em apenas um ano apresentou um aumento de mais de 50% nas matrículas. Os fatores que atraem as pessoas para esses cursos são a flexibilidade de horário, preços mais baratos e também a comodidade de aprender sem precisar sair de casa, evitando assim perda de tempo e o desgaste com o trânsito intenso.

Mas engana-se quem pensa que para entrar no mundo das videoaulas não é necessário um conhecimento específico. Para que ocorra um retorno efetivo do valor investido na produção audiovisual, é necessário cuidado com a produção do vídeo, além de técnicas especiais para o ensino por meio de recursos de vídeo.

Diferenciais

Um levantamento realizado pela ABED – Associação Brasileira de Ensino à Distância, revelou que os cursos mais procurados são os de pós-graduação (53%). Os cursos de nível médio profissionalizante também têm uma boa demanda, com 32%, seguidos dos de graduação (26%).

Em todas estas opões, alguns recursos podem ser utilizados como diferencial, entre eles a filmagem aérea e outras soluções que uma produtora profissional de vídeo, como a Nathan Filmes, poderá oferecer.

Retorno financeiro

Com a capacidade de produzir um material de qualidade, em videoaulas que cativam o público e com conteúdo interessante, uma sugestão para ganhar dinheiro com o EAD é oferecer parcerias para criação de TVs Corporativas, oferecendo um material customizado, que envolva os colaboradores da empresa.

A instalação de uma TV Corporativa nas empresas tem sido uma solução rápida e eficiente para engajar os funcionários, e tem se tornado um dos principais diferenciais para impulsionar as estratégias de comunicação dentro da empresa, já que cria um ambiente interativo e cativante.

São inúmeras possibilidades de uso para as TVs Corporativas: elas podem ser utilizadas para treinamentos, transmissão de palestras e convenções, anúncios dos diretores e também para comunicar os colaboradores de eventos, entre outros.

Os recursos audiovisuais são excelentes formas de transmitir mensagens e, quando o assunto é educar e informar, tornam-se recursos altamente eficazes que geram retorno a curto prazo.

By nathanfilmes

Videoaulas: as vantagens, custos e comodidades dessa ferramenta

 

Por meio dos recursos audiovisuais é possível levar o telespectador a diversos cenários, tornando a educação e a informação muito mais agradáveis e eficazes. Já pensou poder investir em sua formação profissional para ter ainda mais diferencial no mercado, mas sem precisar sair de casa e se desgastar com o trânsito intenso e ainda por cima adequando as aulas a sua possibilidade de horário? Isso é uma realidade em todo o mundo e tem se tornado cada vez mais popular.

Com a utilização de recursos audiovisuais nas videoaulas, é possível vivenciar o conteúdo aprendido, tornando a aula muito mais interessante e eficiente. Não é à toa que o interesse dos brasileiros no ensino à distância cresceu 50% no último ano.

Esse universo audiovisual é interessante para o estudante, mas também para o responsável pela produção das videoaulas, já que um material produzido uma única vez pode ser utilizado para educar e informar inúmeras pessoas, tornando o custo-benefício extremamente positivo.

Tecnologia e profissionalização da produção

A qualidade da produção é o grande diferencial para quem quer empreender neste universo do audiovisual. Isso porque uma série de ferramentas contribuem decisivamente para criar um material ainda mais agradável de ser visto, tornando plausível uma série de possibilidades e efeitos de gravação.

A filmagem com drone, por exemplo, permite imagens áreas que contribuem com a beleza e eficiência de conteúdos educacionais, vídeos de vendas e filmagens corporativas. Outro recurso que é oferecido por uma produtora comercial são os vídeos com chroma key, que, com a qualidade oferecida por uma empresa confiável e profissional, também possibilita diversos efeitos para cativar estudantes e colaboradores de uma empresa, nos casos de produção de vídeos para filmagem corporativa, como as utilizadas para impulsionar a comunicação interna e a motivação da equipe de uma empresa.

Esses recursos são algumas das possibilidades utilizadas em videoaulas, transmissão de eventos ao vivo, como congressos e palestras, criação de material comercial, institucional ou até mesmo lúdico, utilizado para educação, entretenimento, produção de vinhetas e muitas outras possibilidades deste ilimitado universo que utiliza o áudio e o vídeo.

A Nathan Filmes é especializada na produção de videoaulas para cursos online. A produtora está preparada para apoiar empreendedores no estabelecimento de um negócio promissor e lucrativo de venda de vídeos educacionais, tutoriais e institucionais.

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Streaming: vantagens na eliminação de custos da empresa

 

É muito fácil, rápido e barato reunir os colaboradores de uma empresa dos mais distantes pontos do Brasil para reuniões, eventos e congressos. Isso porque os recursos audiovisuais permitem esta comunicação de forma instantânea, com qualidade e sem qualquer custo com deslocamento e hospedagem dos recursos humanos.

O serviço de streaming de vídeo é a grande solução para alavancar a comunicação da empresa de forma moderna e eficiente. São plataformas que permitem a transmissão online de conteúdo audiovisual, e essas ferramentas têm ganhado a preferência de empresas que investem no formato para divulgar e transmitir os mais diversos tipos de conteúdo para unidades de todo o mundo.

Esse recurso possibilita a transmissão de eventos ao vivo, o que o torna perfeito para palestras, congressos e comunicados de diretores e presidente.

Crescimento no Brasil

No Brasil, este tipo de serviço tem ganhado a adesão de milhares de pessoas a cada ano. Dados divulgados pelo instituto de pesquisa Dataxia, empresa americana especializada em telecomunicação, revelaram que a média de adesão dos serviços de streaming cresce 50% ao ano no país.

Dentro de uma empresa, um serviço como o streaming de vídeo pode ser a solução para facilitar e modernizar o processo de comunicação interna. A TV Corporativa, por exemplo, é uma plataforma virtual de vídeos onde podem ser oferecidos tanto cursos online para capacitação e aprimoramento dos funcionários quanto à transmissão de videoconferências.

A possibilidade de oferecer cursos online aos funcionários por meio da TV Corporativa, utilizando o streaming de vídeo, traz como vantagem a flexibilidade de horário e customização do conteúdo às necessidades de cada setor.

Qualidade é o diferencial

Para garantir uma produção web profissional, a qualidade de transmissão é fundamental. Diversos recursos de áudio e vídeo poderão ser utilizados para incrementar a produção do conteúdo a fim de que gere o engajamento de colaboradores. A qualidade da transmissão online também é importante para que a mensagem chegue com clareza e velocidade.

As empresas precisam ainda garantir que todo conteúdo possa ser visto de diferentes tipos de plataformas, como mobiles, recursos que uma produtora profissional, como a Nathan Filmes, poderá oferecer.

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A vantagem de vídeos na apresentação de produtos

 

O tempo é o bem mais precioso dos seres humanos atualmente. Perder horas no trânsito ou em longas reuniões é um dos maiores motivos que geram estresse nos colaboradores e trazem sérios prejuízos para as empresas. Mas muitas corporações já aderiram a uma solução perfeita para esses dois problemas: o vídeo e suas inúmeras possibilidades de criação e transmissão.

Isso porque por meio de produções audiovisuais de qualidade, um vídeo de apenas dois minutos pode explicar e ilustrar com eficácia algo que seria necessário investir muito tempo em uma reunião e no deslocamento para um encontro presencial.

As videoconferências, cursos online, filmagens de cursos, videobooks e muitos outros produtos audiovisuais permitem que as empresas, comércio e até o terceiro setor apresentem seus serviços ou produtos de forma clara e estimulante.

Possibilidades

A popularização da internet mudou a forma como as pessoas assimilam diversos tipos de conteúdo. A imagem vem ganhando mais espaço e passa a ter ainda mais destaque quando aliada às possibilidades de movimento e aos recursos de áudio.

O audiovisual traz inúmeras formas para apresentar um produto e alavancar suas vendas, que vão desde o uso de diferentes tecnologias na produção, com filmagens áreas e diferentes efeitos visuais, até estratégias para transmissão e divulgação, como os videobooks, live streaming, produção de vinhetas, entre outros.

Alavancar as vendas

Os videobooks são ótimas soluções para apresentação de um produto ou serviço. Neste material, poderá ser informado e ilustrado, de forma breve, o que está sendo vendido e ainda mostrar resultados, levando exemplos ao cliente.

A qualidade na produção e no conteúdo é crucial para convencer o cliente da importância e eficiência de determinado produto, por isso, todo cuidado na produção de vídeo é importante.

A seriedade deve começar na roteirização do material, que precisa passar a mensagem de forma clara e breve, até a modernização da captação de imagem, utilizando recursos modernos como os drones. Por fim, a forma de transmissão também faz toda a diferença, já que existe a possibilidade do material ser transmitido ao vivo e chegar a um número ilimitado de pessoas.

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Drones: a revolução dos vídeos aéreos

 

Já foi o tempo em que para obter imagens aéreas de alta qualidade era necessário contratar uma aeronave, tornando a produção cara em decorrência da locação do helicóptero e do pagamento do piloto. Os drones revolucionaram as produções audiovisuais, possibilitando imagens aéreas de qualidade e chegando a lugares onde outras aeronaves não conseguem ou até não podem voar.

Os drones, termo que significa “zangão” em inglês, são veículos aéreos não tripulados, ou seja, sem pilotos, também conhecidos como veículos aéreos remotamente controlados, já que são guiados via controle remoto. Eles podem carregar pequenas câmeras de alta definição que são responsáveis por realizar imagens aéreas, inclusive para produção em 3D, que demonstram a amplitude e a grandiosidade de um local ou evento.

Solução ideal

As imagens captadas por um drone são perfeitas para filmagem de eventos, já que por meio dessas imagens aéreas é possível mostrar toda estrutura e grande público, agigantando shows, espetáculos, eventos esportivos e muitos outros.

Os drones também têm sido frequentemente utilizados em vídeos comerciais de empreendimentos imobiliários, como loteamentos, condomínios e obras, e também de vídeos institucionais de fábricas e galpões, já que com este recurso é possível demonstrar toda a grandeza e amplitude do local de forma fiel, em uma gravação estável e de alta resolução.

O registro de eventos, como aniversários e casamentos, também ganham um charme a mais com os drones, já que eles conseguem captar ângulos diferenciados.

Alta adesão

As emissoras de TV já aderiram aos drones, que além de alta resolução e estabilidade de imagem, conseguem chegar onde aeronaves como os helicópteros não teriam autorização de chegar e onde a

presença humana se tornaria arriscada, como áreas de desastres, alagamentos, desmoronamentos ou até mesmo áreas de difícil acesso.

Vale a pena buscar uma produtora audiovisual que conte com este recurso para realizar sua produção audiovisual. A Nathan Filmes tem um drone capaz de voar até 300 metros do chão, realizando até vídeos em 3D.

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Webclipes tornam-se febre na internet e no mundo corporativo

Os webclipes se tornaram notórios na internet por meio de algumas bandas que fizeram suas produções audiovisuais de sucesso, aliando música às imagens captadas durante shows e o dia a dia dos músicos.

Toda criatividade envolvida no vídeo, aliada à espontaneidade dos artistas, fez com que este formato de produção audiovisual ganhasse grande aceitação e, em um curto espaço de tempo, dominasse as redes sociais.

Recentemente, outros públicos também aderiram ao webclipe, que se tornaram frequentes para registrar de forma agradável e descontraída alguns congressos, eventos esportivos, palestras, datas especiais, e até se tornaram lembranças criativas de casamentos, aniversários e batizados, enviados via internet aos convidados e envolvidos.

Alguns webclipes também foram utilizados para divulgar determinados produtos ou serviços, cativando clientes e alavancando as vendas. Um webclipe de poucos minutos é capaz de apresentar um produto de forma detalhada, dar exemplos de resultados e despertar a emoção do cliente de forma mais eficiente do que uma reunião ou apresentação pessoal.

Mundo empresarial

A TV corporativa tem ganhado espaço nas empresas de todo o mundo, impulsionando a comunicação interna. Com isso, os webclipes se tornaram excelentes formas de divulgar e de registrar congressos, palestras e outros eventos internos, como as semanas de conscientização e treinamentos.

Por meio de clipes curtos, é possível prestar contas de forma descontraída, divulgar resultados a todos os interessados e valorizar diversos tipos de eventos.

Webclipe de qualidade

Seja para filmagem de palestras, vídeos para aplicativos, produtora de casamento ou vídeos para internet, alguns recursos podem abrilhantar um webclipe, como as imagens aéreas, efeitos especiais de filmagem e edição, etc. Por isso, vale a pena buscar uma produtora de audiovisual para roteirizar, captar

as imagens e realizar a edição do material e, consequentemente, não correr o risco do webclipe interferir negativamente na reputação de uma empresa ou banda ou até mesmo não agradar noivos e aniversariantes que buscam um registro agradável da data.

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Eficiência do vídeo na comunicação corporativa

 

Não adianta fugir, a comunicação é mesmo a alma do negócio. Incentivar um diálogo e entendimento claro, tanto interno quanto externo, é um fator estratégico para uma corporação, já que pode motivar os colaboradores, aumentar a produtividade e a qualidade do produto, conquistar a credibilidade dos funcionários, melhorar o atendimento do público, conversar com todos os públicos e ainda aproximar a empresa da comunidade, ou seja, são vários fatores cuja consequência é o aumento dos lucros e resultados.

Peter Russell, um guru empresarial norte-americano, que é um estudioso da área da comunicação corporativa, disse que cerca de 90% dos problemas das empresas giram em torno da falha da comunicação. Mas como se comunicar de forma eficaz se vivemos hoje numa rotina corrida e com um alto número de informações por todos os lados, competindo para ter nossa atenção?

Imagem e som para cativar o funcionário

Existem várias formas de impulsionar a comunicação de uma empresa e um grande destaque tem sido para as TVs corporativas, que atuam de forma eficiente na comunicação entre funcionários, prestadores de serviços, sindicatos, clientes e público interno. Mas o público externo, como a população em geral, também pode ser cativado com os recursos audiovisuais.

Por meio dos vídeos é possível educar, como acontece no EAD, que pode promover a capacitação de funcionários por meio da transmissão online, além das transmissões de palestras e congressos. Também é possível informar, com a difusão de comunicados, palavras do presidente e jornais internos.

No caso do público externo, os vídeos podem se tornar também um excelente recurso de venda, já que em poucos minutos é possível passar muita informação de forma estimulante e completa. Toda esta transparência na divulgação de informações traz credibilidade para a empresa, mas para que o vídeo surta o efeito desejado, é fundamental buscar uma produtora confiável que oferece serviços de vídeo de forma completa para uma filmagem profissional.

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O que um roteiro de vídeo institucional precisa ter?
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