Como realizar a produção de um podcast

Dicas
como realizar a producao de um podcast

Com a criatividade sendo necessária como nunca antes, o mundo pode concordar que a criação de conteúdo é um recurso precioso nos dias atuais. 

Atualmente, a criação de conteúdo no mundo digital geralmente recebe novas atualizações de forma recorrente.

E devido a essa possibilidade, o Brasil adotou um novo formato de conteúdo com bastante apreço pelos fãs dos conteúdos digitais, e estamos falando dos podcasts.

A produção de podcasts foi originalmente lançado como episódios de áudio serializados e rapidamente se tornou um programa multiplataforma com lançamentos de vídeos nas mais diversas plataformas digitais.

Seu formato encorajou experiências individuais e em grupo para os espectadores e aumentou o alcance do público do programa. 

Os podcasts fornecem um diálogo mais fluido do que outros canais de mídia digital.

Eua criação inaugurou uma inovação no ambiente digital: os podcasts permitem um discurso mais liberal do que o normalmente encontrado em canais de comunicação tradicionais como televisão e rádio. 

E a aceitação da produção de podcasts no Brasil, recebeu e tem recebido uma das maiores audiências no que diz respeito a consumo digital.

O crescente consumo das pessoas de música, notícias e outros conteúdos via streaming influenciou positivamente suas habilidades auditivas. Além disso, podemos concordar que o reflexo desse cenário é de crescimento e retorno financeiro continuo! 

Você está pensando em iniciar com a produção de podcast? Então acompanhe o nosso conteúdo até o final que iremos apresentar um passo a passo incrível para você produzir o seu próprio podcast. 

Passos para produção de podcast de sucesso

Determine sobre o que falará o seu podcast

Definir o tema do seu podcast é o primeiro passo para dar vida ao seu podcast. Além do mais, isso o ajudará a realizar o seu planejamento e te redirecionar aos próximos passos. 

A dica é pensar o que a sua marca quer falar através de um assunto que tenha a ver com o nicho da sua empresa. 

Se você já conhece os conteúdos que os seu publico gosta de consuir, ficará mais fácil de escolher um tema para a produção do seu podcast.

Daí é só fazer uma programação com assuntos que estejam envolvidos a temática e podem ser capítulos do podcast. Isso ajuda a construir a autoridade da empresa sobre o assunto.

Escolha qual será o modelo do seu podcast

Se você decidiu iniciar com a produção de um podcast, deve saber que existem diversos formatos para a criação do mesmo.

Confira abaixo os principais formatos:

Entrevista

Este modelo de podcast é bastante utilizado entre os produtores de conteúdo. Nesse formato é necessário que se escolha um tema para ser destinado as perguntas do que será tratado nesse podcast. 

Além do mais, para que este formato aconteça, é necessário que a pessoa que for realizar o podcast, escolha um convidado para responder as perguntas do referido tema. 

Painel

Neste formato de produção de podcast, o programa conta com mais de um participante para a sua realização. 

Funciona como uma mesa redonda onde há um tema específico para ser abordado por todos os participantes. 

Informativo

Com certeza esse modelo de podcast você já deve ter ouvido falar ou até mesmo já ter escutado algum. 

O podcast informativo f pode ser comparado como a um modelo de rádio, no entanto não necessariamente precisa ser ao vivo, e isso permite que você o escute a qualquer momento. 

O podcast, muitas vezes, vem na forma de uma pegada jornalística. Isso envolve um tema atual, notícias do dia e notícias relacionadas a um assunto específico.

Pense na estrutura do seu podcast e no seu conteúdo 

Já decidiu qual será o formato do seu podcast? Agora é a hora de determinar o seu conteúdo.

Se você está pensando em lançar o seu programa é importante você ter definido o seu conteúdo, pois começar a gravar o seu podcast sem ter um tema determinado fará com que p seu podcast não tenha bons resultados, pois ficará desconexo. 

Dessa forma, determine um assunto, estude e então coloque as mãos na massa! Isso com certeza fará com que o seu podcast tenha uma melhor qualidade. 

Tenha os programas e equipamentos necessários para um podcast

Sabemos que o conteúdo é uma das principais coisas de um podcast, diferente do que muitos pensam, ele não é tudo.

Já pensou em ouvir um podcast que tenha ruídos internos, barulhos no fundo e etc? É exatamente isso que não queremos para o seu podcast.

Dessa forma, é necessário realizar alguns investimentos e baixa alguns programas. 

Itens como um bom microfone, gravador de áudios, headset ou headphones, são essenciais para a produção inicial de um podcast. 

Além desses equipamentos, software de gravação e software de edição também são indispensáveis!

Dessa forma, realize uma pesquisa de mercado e uma pesquisa de software para poder produzir e proporcionar o melhor conteúdo aos seus possíveis ouvintes. 

 Faça a publicação do seu podcast

Você já determinou o formato de produção do seu podcast, escolheu o tema, tem todos os equipamentos necessários para a produção, editou o seu conteúdo, agora é hora de publicar o seu podcast.  

Para realizar a publicação, considere canais que possuam um melhor alcance e que o seu público tenha facilidade de mexer e acessa-lo.

Dessa forma, pesquise algumas plataformas e veja quais as mais se encaixam ao seu programa. 

Divulgue o seu podcast 

Realizar a divulgação do seu podcast nas redes sociais é uma excelente alternativa para que você atraia mais ouvintes. 

Você pode criar um perfil para o seu podcast e através desse mesmo perfil você pode compartilhar a divulgação dos seus episódios e atrair mais seguidores ao perfil. 

Viu como realizar a produção de um podcast não é algo extremamente difícil? Basta se engajar, pesquisar bastante, se comprometer que tudo dará certo. 

Se você quiser maior comodidade para a produção de um podcast, contrate uma produtora audiovisual!

Esperamos que tenham gostado do nosso tema!

Até mais!

Posts Recentes

Abrir bate-papo
Olá, gostaria de um orçamento de vídeos para:

(Especificar o serviço)
Tipo de Serviço?
Data?
Período?