Motion Graphics: saiba o que é e confira suas tendências!

Soluções Audiovisuais
video midias sociais 870x870 1

Motion Graphics – ou grafismo/design em movimento, como é traduzido e chamado – é um recurso audiovisual utilizado para criar movimentos e animação em imagens estáticas para vídeos, comerciais, vinhetas de tv, videoclipes, propagandas, cinema, youtube, entre outros.

Embora o termo pareça novo, essa técnica já é usada desde os anos 50, principalmente no cinema. O objetivo era dar vida às produções e atrair o público com efeitos visuais que chamassem a atenção.

Hoje, o grafismo em movimento aparece com elementos atuais e se tornou uma forte tendência para a produção de vídeos. Neste post, você vai entender melhor como funciona essa estratégia do design e como escolher uma produtora que ofereça o serviço com qualidade!

Continue a leitura para conferir!

Recursos utilizados pelo Motion Graphics

Em primeiro lugar, precisamos compreender como acontece a magia do Motion em uma produção.

A técnica consiste no desenvolvimento de uma arte – real ou não –  que será transferida a um software de animação. (Não é à toa que o grafismo em movimento acompanha a evolução tecnológica). Mas, é importante ter claro em mente que: Motion Graphics é diferente da animação convencional que vemos por aí. Por quê?

Essa animação mais tradicional, vista em desenhos, era feita com vários desenhos no modo frame by frame, ou quadro a quadro, em 2d. O Motion Design está totalmente voltado à computação gráfica, utilizando elementos, como: diagramas, círculos, gráficos, tabelas, textos e imagens reais.

É daí que saem os efeitos super elaborados de muitos vídeos do youtube, gifs na internet e propagandas.

Áreas em que o grafismo em movimento é mais utilizado

Diferente do que muita gente ainda pensa, o Motion Graphics nunca foi uma técnica exclusivamente das filmagens de cinema. Elas começaram quase ao mesmo tempo, mas evoluíram muito.

Aberturas de programas brasileiros, como Fantástico, Jornal Nacional, e vários outros, há muito tempo já utilizam dessa arte do design. Além do âmbito cinematográfico, o grafismo em movimento se faz muito presente em áreas que lidam com:

  • Design para web

Você trabalha com marketing digital?  Se sim, é hora de incrementar o motion em suas produções visuais. Com ele, é possível realizar infográficos, banners e vídeos para sites de segmentos distintos.

  • Jornalismo

Como já falamos, o grafismo é bastante visto em aberturas, vinhetas e gravações jornalísticas.

  • Publicidade

Para a publicidade, o Motion causa um impacto ainda maior, especialmente para fazer anúncios, vídeos institucionais.  A técnica ajuda a criar uma união entre a comunicação online e off-line da empresa/marca. Sem falar que possui um custo muito menor se comparado às gravações tradicionais.

  • Áreas que trabalham com produções visuais em geral, como vídeos de treinamento, vídeos explicativos, tutoriais.

Tendências do Motion Graphics: saiba como elas podem ajudar a sua marca

Com a grande popularidade dos vídeos na internet, empresas de eventos, publicidade, marketing e demais agências desse ramo viram a necessidade de inovar e utilizar ferramentas criativas para acompanhar essa evolução tecnológica.

É aí que entra o Motion Graphics! Além de contribuir para que a sua marca fique em evidência, o recurso é mais barato, relativamente fácil de fazer, porque não demanda o uso de tantas ferramentas, é muito mais atrativo e compreensível.

Para dar mais destaque ao seu negócio, vale apostar nas tendências do Motion, que são:

  • Vídeos em 3D

Já tem um tempo que as imagens em três dimensões são utilizadas. Mas, hoje, elas estão muito mais presentes em diversos tipos de produções.  O 3D cria uma sensação de profundidade para quem está assistindo a determinado vídeo, os movimentos ficam mais nítidos e “próximos”.

  • Flat Design

Para as áreas de animação, o Flat Design é uma tendência fundamental. A técnica ficou conhecida por considerar somente o que é essencial dentro de uma produção, ou seja, exclui-se tudo o que é secundário.

  • Whiteboard Animation

Sabe aqueles vídeos que contam uma história, misturando imagens e textos e prendem completamente a atenção do espectador? Esse é o Whiteboard.

O recurso está conquistando muito espaço nas produções visuais justamente por ser atrativo e envolver muita criatividade. Aqui, o público é totalmente seduzido pelas imagens.

Independentemente da estratégia de design que você aderir para a sua empresa, é importante saber que todas essas são capazes de atingir grandes resultados. Afinal, elas lidam com animação, são completamente imagéticas, tudo o que o espectador procura.

É comprovado que a maioria dos usuários na internet preferem assistir vídeos em vez de ler. Por isso, invista sem medo no Motion Grapich!

Como escolher uma produtora para esse serviço?

É imprescindível buscar uma empresa de confiança, que seja realmente especializada em produções de vídeos.

Nós da Nathan Filmes, por exemplo, contamos com uma equipe de especialistas nesse tipo de serviço. Somos uma produtora que preza por oferecer o máximo de qualidade e que trabalha com inovações.

Visite nosso site para conhecer nosso portfólio de vídeos. Temos certeza que podemos ajudar a sua marca a se destacar no mercado.

E se quiser acompanhar outras postagens como essa, basta ficar ligado em nosso blog.

Posts Recentes

Abrir bate-papo
Olá, gostaria de um orçamento de vídeos para:

(Especificar o serviço)
Tipo de Serviço?
Data?
Período?