Os eventos online sempre existiram, mas sabemos que em decorrência do isolamento social ocorrido de 2020 a 2022, a produção de eventos online aumentou consideravelmente.
Nesse sentido, o que antes era realizado em decorrência de um momento em que vivíamos, hoje se popularizou e veio para ficar.
Atualmente vê-se um enorme favoritismo em realizar os eventos online pela praticidade que os mesmos proporcionam, bem como a capacidade de alcançar um maior numero de pessoas.
No entanto, quem pensa que realizar um evento online é uma tarefa fácil, está muito enganado.
Muitas vezes pode ser mais difícil do que realizar um evento presencial.
Eventos de sucesso na internet exigem que os participantes prestem atenção aos investimentos, tecnologia, planejamento e outros fatores.
O planejamento adequado é crucial ao decidir realizar um evento online. Isso garantirá que todos os elementos necessários sejam incluídos de maneira sistemática.
Pensando nisso, iremos produzir um artigo inteiramente voltado a te ajudar a produzir o seu evento online de uma forma descomplicada.
Diferenças entre eventos presenciais e eventos online
Antes de realizar, é importante conseguir entender alguns pontos fundamentais que diferem os eventos presenciais dos online.
Saber essas diferenças te ajudará a decidir entre a realização de um evento presencial ou um evento online.
Então confira algumas diferenças.
Custos do evento
O evento presencial custa mais dinheiro e requer mais organização. Isso porque exigem aluguel de espaço, móveis e equipamentos.
Eles também precisam contratar fornecedores, sistemas para participantes, equipe de apoio, alimentos e materiais para distribuir.
Capacidade do evento
Os eventos presenciais possuem uma capacidade limitada de espaço, enquanto o online permite um número ilimitado de pessoas, ou seja, telespectadores.
Local de realização
O evento online permite uma maior flexibilidade quanto ao local da realização, já p evento presencial exige que um local físico seja determinado e obriga os participantes a comparecerem presencialmente.
Valores de ingresso
Cada formato de evento agrega um valor especifico para cobrança. Isso ocorre devido a cada gasto que aquele formato irá ter.
Os eventos online costumam ser mais baratos que os eventos presenciais. Mas é importante se atentar quanto produção que terá por de trás do evento online, pois isso poderá modificar o custo da realização deste evento online e, consequentemente, o valor a ser cobrado.
Mas afinal, como fazer um evento online?
Requer seguir um processo específico. Isso ajuda o evento a produzir os resultados esperados.
Um exemplo disso é a realização de uma videoconferência; além de definir o escopo da reunião, você também deve estabelecer regras para facilitar e organizar a discussão.
Um bom planejamento requer seguir alguns passos. Confira!
O evento precisa ser objetivo
Ao planejar um evento online, você precisa começar determinando seu objetivo. Cada participante do evento está em um ambiente diferente que pode causar interferências ou distrações. Consequentemente, é importante considerar isso ao fazer planos para o evento.
Um evento requer um planejamento cuidadoso devido à possibilidade de perder o foco e envolver temas não relacionados. Antes de iniciar o evento, os participantes devem determinar o objetivo e o escopo da reunião.
Os modelos de eventos oferecem muitas opções a serem consideradas
Antes de escolher um modelo de evento, você precisa considerar vários fatores. Primeiro, você precisa decidir se as interações dos participantes são críticas para o objetivo.
Você também precisa considerar quantas pessoas participarão do evento e que tipo de ambiente você gostaria de criar.
Antes de lançar conteúdo, você precisa considerar quais canais e eventos online se adequam melhor ao seu conteúdo. Isso ajudará você a se comunicar efetivamente com seu público-alvo.
Escolher a plataforma apropriada é crucial
Diferentes eventos precisam ser realizados em diferentes plataformas devido ao seu propósito e público.
Alguns eventos exigem que todos os participantes interajam por meio de uma solução; outros precisam ter um alcance amplo.
Explique como as pessoas chegarão ao seu evento
Antes de planejar, é importante decidir como os participantes participarão.
Isso inclui se as pessoas precisam fazer uma pré-inscrição, se o evento é gratuito ou pago e se a inscrição é obrigatória.
Para aumentar o envolvimento com os participantes, você pode incentivá-los a se registrarem com antecedência.
Isso permite que você colete informações sobre os participantes por meio de diferentes plataformas.
Então você pode usar essas estratégias para construir relacionamentos com os participantes antes, durante e depois do evento.
A promoção online ajuda a divulgar o evento.
A promoção inclui incentivar os participantes a participar, além de torná-los interessados no evento.
É importante considerar campanhas de mídia social patrocinadas, linguagem e layouts personalizados e ferramentas de marketing para convites neste momento.
É crucial alinhar os métodos de promoção de eventos entre si para atrair um bom público.
Atualmente, artistas e seus patrocinadores têm usado hashtags e influenciadores digitais para atrair pessoas para seus eventos.
Forneça uma experiência de qualidade
Os benefícios de participar de eventos presenciais não podem ser replicados online. Isso significa que a tecnologia por trás desses eventos é interessante e envolvente.
Criar uma experiência de alta qualidade ao realizar um evento online é crucial. Isso significa considerar as configurações adequadas para os participantes que participarão de uma videochamada, como profissionais de saúde.
Para isso, é necessário levar em conta aspectos que podem alterar sua interação, como ruídos externos ou condições ambientais inadequadas.
Conclusão
Apesar de realizar a produção de um evento online não ser uma tarefa fácil, viu como é possível a realização com foco, determinação e comprometimento?
Então esteja aberto a realizar e vivenciar essa nova experiência.