Apesar da popularização da internet, a televisão ainda é maior meio de comunicação do mundo, inclusive aqui no Brasil. Por isso, ter a sua marca veiculada em um intervalo de uma grande emissora em um horário de pico ainda é um dos maiores investimentos quando se trata de propagandas.

Além disso, muitas empresas estão veiculando as propagandas simultaneamente tanto na TV, quanto na internet, sobretudo na plataforma do Youtube, que é a plataforma que mais concorre com a popularidade da TV nos dias de hoje.

Portanto, se você tem a intensão de contratar uma propaganda de TV, saiba quais os detalhes mais importantes na hora de contratar uma produtora!

Afinal, o que considerar antes de contratar uma propaganda de TV?

Geralmente, uma propaganda de TV é um investimento que depende de muitas variáveis e isso também altera o valor que será investido na propaganda, de fato. Por exemplo, se a sua propaganda terá alguém famoso, como artistas, atletas famosos, apresentadores, enfim, quando se conta com uma figura pública em comercial, ele encarece consideravelmente. Se o comercial será realizado com atores anônimos ou se será feita uma animação em computador, o preço já cai consideravelmente. E aí, qual é o melhor caminho?

Propaganda com figuras públicas, vale a pena?

Essa é uma pergunta que muitas empresas se fazem quando consideram fazer uma propaganda, já que se tem a ideia de ter alguém famoso vinculado a sua marca, alavanca consideravelmente a popularidade da mesma. Contudo, essa ideia não é uma máxima, já que isso depende bastante da figura pública que estamos considerando contratar.

Não há o que contestar do que contratar um ator ou atriz global, ainda, um cantor ou cantora que estejam em alta no momento, participando de uma novela atual ou que esteja “estourado” nas paradas de sucesso é bem diferente do que contratar uma figura pública “aposentada”, que fez sucesso há décadas atrás. O mesmo é válido para atletas com alta popularidade atualmente em comparação à ex-atletas que brilharam apenas no passado.

Logicamente, que os cachês também variam bastante na hora de contratar e a escolha depende do orçamento que se tem disponível para fazer o comercial. Um fato é que é preciso estudar bastante antes de tomar a decisão, afinal, muitas propagandas em que estrelaram celebridades do passado acabaram sendo verdadeiros fracassos, já que a memória dos consumidores é relativamente curta e os brasileiros tendem a dar valor somente em figuras públicas que estão em alta no momento atual.

Se o orçamento não possibilita a contratação de uma figura que está em alta no momento, muitas vezes é preciso repensar se vale mesmo a pena contratar uma figura pública, afinal, sempre é possível engajar pessoas de outras formas, basta ter uma ideia criativa e uma excelente equipe para executá-la.

Quais os passos para criação de uma propaganda criativa?

Toda propaganda passa por etapas que devem ser obrigatoriamente seguidas a riscas para que a execução do projeto saia conforme esperado. Confira quais os passos para criação de uma propaganda eficaz:

Reunião de Briefing e alinhamento de expetativas

O primeiro passo para criação de qualquer mídia, é a entrevista de briefing, que coletará informações importantíssimas para conhecer a empresa e o conceito da marca e dos produtos que serão veiculados na propaganda.

Essa etapa é de suma importância para alinhar as expectativas com o cliente, por isso, ela deve ser realizada antes de qualquer passo. Essa reunião também serve para os clientes revelarem alguma ideia que eles tinham em mente para a propaganda e juntamente com a produtora contratada verificar se é possível evoluir a ideia ou se será necessário começar do zero novamente.

Roteirização da propaganda

Depois de coletar as informações essenciais e definir o escopo da propaganda na reunião de alinhamento com o cliente, é a hora de executar a etapa do roteiro. Um roteirista experiente sabe exatamente dos detalhes que precisam estar no roteiro. Como a ideia de uma propaganda de TV é contar uma história para o seu interlocutor, o roteirista faz um storyboard, que é fundamental para orientar a execução da propaganda.

Geralmente, storyboard é feito quadro a quadro, procurando mostrar cada cena que acontecerá no comercial.

Gravação e captação de áudios

O terceiro passo é a gravação e a captação dos áudios, isto é, é hora de colocar a mão na massa para execução do projeto, de fato. O papel da direção é fundamental nestas horas, já que é o diretor que orientará todos os envolvidos no processo.

Tudo deve estar muito bem alinhado, atores, operadores de câmeras e microfones, assistentes de Set e direção para o tempo de execução do projeto saia conforme esperado.

Se a propaganda for baseada em animações gráficas, é a hora dos designers começarem a trabalhar na animação do que foi definido no roteiro. Essa é a etapa mais importante do projeto, por isso, é fundamental contar com profissionais qualificados para que a execução do projeto seja um sucesso e seja executado no tempo que foi definido.

Edição e finalização dos vídeos

Por último é a hora da edição do vídeo, que também é uma etapa fundamental, pois é nesta que ocorrerão todos os ajustes necessários para que a propaganda saia perfeita com alta qualidade de imagem e com o objetivo definido inicialmente pela empresa e produtora contratada.

Os profissionais de edição trabalham intensamente para nada passe desapercebido na hora de finalização do vídeo.

Essas são as principais etapas do processo da realização de uma propaganda de TV. Claro, que dentro desse processo há inúmeros detalhes importantes a serem ajustados, pois ajustes sempre são bem-vindos.

Como falamos, uma propaganda de TV é algo de suma importância para alavancar uma marca ou para o sucesso de vendas de um produto, por isso, é importante contratar uma empresa especializada no ramo para execução das etapas.

Com a Nathan Filmes, você conta com profissionais que detém os conhecimentos e técnicas necessários para a produção para TV. Além disso, contamos com equipamentos profissionais que permitem a execução de qualquer produção. Se você precisar de uma propaganda profissional, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe!