Roteiro de vídeo institucional, como elaborar?

Soluções Audiovisuais
como elaborar um bom roteiro de video institucional

Roteiro de vídeo institucional, você já parou para pensar o quão importante  para o resultado do alcance de um vídeo institucional?

Quando falamos de produção audiovisual de um vídeo institucional, pensamos em estruturas, equipamentos, mas não dão atenção ao roteiro do vídeo institucional.

Porém, para fazer vídeos para negócios, é preciso saber que existem outros processos importantes que não podem ser jamais esquecidos.

Esses processos iniciais envolvem: roteiro e planejamento.  

Se o vídeo institucional não tiver um caminho a ser trilhado, não fará sentido o lançamento de um vídeo institucional. 

Nada adianta ter um bom planejamento se não se sabe qual o enredo constará no mesmo. 

O planejamento vai nortear toda a produção do seu vídeo e delinear as sequências de filmagens, cenas e movimentação de câmera. 

Como planejar a produção e fazer um roteiro de vídeo? Como isso pode ser feito de forma simples?

Confira no próximo tópico!

Quais as etapas de um bom roteiro de vídeo institucional?

Podemos compreender como roteiro, o material escrito de uma produção audiovisual, ou seja, o texto que irá conter em um determinado vídeo.

Esse roteiro também é conhecido como script e ode ter vários ou apenas um roteirista.

E o processo de roteirização de um vídeo antecede a execução do mesmo, pois é ele quem irá nortear o caminho a ser trilhado. 

Agora que foi possível compreender o que é um roteiro, vamos de fato ao que interessa, as etapas para a produção de um roteiro de vídeo institucional

Faça um planejamento

Como qualquer ideia que se deseja executar, antes sempre deve haver um planejamento que irá norteá-la, e com o roteiro de uma produção de vídeo institucional, não seria diferente. 

O planejamento de um roteiro, basicamente consiste em idealizar o que se deseja passar no vídeo institucional.

E é a partir desse passo inicial que se fará possível criar o roteiro para posteriormente dar forma ao vídeo e produzi0lo mais a frente.

 Defina o modelo de roteiro de vídeo institucional

Após o processo de planejar o que será executado, tanto no roteiro quando no vídeo, é hora de decidir qual o modelo de roteiro mais ideal para o trabalho em questão.

A escolha do roteiro dependerá diretamente do que tiver sido planejado, ou seja, do proposto do seu vídeo institucional.

Mais do que isso a escolha deverá ocorrer após a análise de qual público alvo o mesmo irá atingir, vem como a sua capacidade de execução deste projeto. 

Mas vale ressaltar que não existe um modelo melhor que o outro, existe apenas modelos de roteiros que melhor se enquadrarão no seu vídeo institucional, e para isso, basta que perceba o que será demandado neste trabalho. 

O modelo de roteiro que você deve utilizar vai depender muito do  propósito. Não existe modelo ‘melhor’ ou ‘pior’. O ideal é escolher o melhor para você!

Para ajudar na escolha do seu modelo de roteiro, selecionamos 3 formatos simples de bolar seu roteiro.

Encontre a linguagem do seu roteiro

Uma etapa bastante importante no processo do roteiro de um vídeo institucional, é a linguagem que se deseja falar no referido texto/vídeo.

E isso deve sempre ser feito com o público em mente par que a linguagem escolhida interaja com o público.

Uma conversa no mesmo tom que os receptores para que o vídeo institucional seja recebido de forma mais aberta e para que um efetivo engajamento aconteça.

Dessa forma, todas as vezes que for iniciar um roteiro de um vídeo institucional, ou outras modalidades de vídeos, lembre sempre do público com quem estará conversando.

Mas lembre-se, forçar a barra demais pode ter um efeito reverso. Então, fique atento. 

Portanto, sempre que eu escrevo um roteiro, antes de começar, penso em quem é o meu público e vejo as melhores formas de me comunicar com ele.

Escreva sem medo 

Aparentemente pode parecer uma dica “boba”, mas a verdade é que para roteirizar um vídeo institucional, é preciso soltar as amarras do medo da escrita. 

É isso mesmo, muitas pessoas, mesmo que já possuam a experiência com a escrita de roteiro para vídeo institucional, ainda se prendem no não fluir da escrita.

E essa amarra implicará diretamente no resultado que se deseja alcançar com a produção de um vídeo institucional.

Dessa forma, deixe a imaginação fluir, desde que de acordo com o planejamento feito, e faça os ajustes necessários ao final. 

Revise o seu roteiro 

A revisão do roteiro do vídeo institucional é uma etapa MUITO importante antes de se pensar em adicionar o referido texto ao vídeo. 

Revise o roteiro e garanta que erros técnicos de ortografia não aconteçam e informações incorretas não sejam adicionadas no referido vídeo. 

Dessa forma, recomendamos que o roteiro seja revisado mais de uma vez para a garantia de uma entrega correta.

Contrate uma produtora de vídeo institucional

A última e provavelmente mais valiosa dica de todas essas etapas, é a recomendação de contratação de uma produtora de vídeos para a roteirização do seu vídeo institucional.

Com uma produtora profissional será possível a garantia de um roteiro com qualidade onde a prioridade e o desenvolvimento em concordância com as ideias pensadas para a produção do vídeo, ou seja, coerência.

Uma produtora audiovisual será capaz de suprir não só as demandas de roteiro, como também de planejamento, estrutura, equipamentos, iluminação, conhecimentos técnicos, entre outros.

Dessa forma, além de garantir a qualidade na entrega de uma das etapas da produção de um vídeo, ainda será possível garantir a otimização da produção, tendo em vista que será uma responsabilidade da produtora audiovisual. 

Se após ler este artigo, você tiver alguma dúvida quanto as etapas da produção de um roteiro de vídeo institucional, entre em contato conosco, que nos da Nathan Filmes teremos o prazer em lhe atender e atender a sua demanda!

Gostou o artigo de hoje? Nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma atualização!

Até mais!

Posts Recentes

Abrir bate-papo
Olá, gostaria de um orçamento de vídeos para:

(Especificar o serviço)
Tipo de Serviço?
Data?
Período?