Todos os anos presenciamos o surgimento de uma nova rede social. Porém, é comum observarmos também o desaparecimento gradativo de várias delas. Sendo assim, torna-se um pouco difícil mensurar quais ainda representam bons investimentos e quais podemos descartar.
Apostar em conteúdo em vídeo para campanhas de marketing digital está na moda. Mas não é à toa que os vídeos fazem tanto sucesso. Indicativos de marketing de conteúdo mostram que cerca de 60% das pessoas são mais predispostas a compartilhar um vídeo, que uma foto, por exemplo.
Ou seja, entre tantos formatos e tantas mídias de distribuição de conteúdo, investir em vídeos é uma estratégia que pode gerar muito resultado e ajudar a tornar a sua empresa mais conhecida no mercado.
Nos últimos anos, o Facebook e o Instagram estão mais abertos para vídeos. Isso explica parte do aumento da popularidade deles. No entanto, o Youtube é o carro-chefe dos conteúdos compartilhados em vídeo, de lá, saem muitos shares e muitos clientes descobrem a existência de marcas, serviços e empresas que lhes interessam.
Ainda assim, te restam dúvidas se realmente vale a pena criar um canal no Youtube para sua empresa? Leia nosso post para entender um pouco mais sobre isso.
É possível atrair leads através do Youtube?
O trabalho de desenvolvimento de uma empresa em um canal do Youtube não é fácil, muito menos rápido. O processo até a construção da autoridade da empresa na rede é longo, sofrido e – muitas vezes – pode durar meses. Isso, é claro, se essa rede social for levada a sério, caso contrário, é possível que o canal em questão nunca desenvolva autoridade.
Diversas marcas ingressaram no Youtube há vários anos e, agora, estão colhendo os frutos dos investimentos em tempo, conteúdo e dinheiro que fizeram lá atrás.
É natural que as pessoas olhem para os – talvez – milhares de seguidores que determinada marca possui e almeje alcançar os mesmos resultados. Mas é necessário que se entenda o nível de comprometimento para que esses números venham.
Falando em números, eles são muito lembrados quando o assunto é rede social, seja ela qual for. No caso do Youtube, pensamos em números de visualizações, de likes, deslikes e de seguidores.
Todos esses são essenciais e devem ser levados em consideração. Porém, não são eles que representam o sucesso ou fracasso do canal.
A verdade é que números em redes sociais só são importantes quando refletem no número de leads e conversões. Afinal de contas, ao criar uma rede social você espera obter retorno financeiro, do contrário, ter vários acessos e visualizações não significa muito.
Fazer sua marca conhecida é imprescindível. Mas como isso pode aumentar o seu número de leads?
Bom, o raciocínio para chegar a uma estratégia eficiente pode ter variações conforme o produto ou serviço que você oferece e seus objetivos. No geral, tudo depende da autoridade e consolidação do seu negócio.
Por exemplo, caso você venda um produto de limpeza para automóveis, seus vídeos podem conter todo e qualquer tipo de informação sobre seu produto, desde reviews, comparativos, instruções de uso, antes e depois… Até prós e contras ou contraindicações.
Além disso, você também pode ampliar seu leque de conteúdos e buscar assuntos que sejam de interesse de seu público, mesmo que não seja exatamente o que você vende. Assim, você tem chances de se tornar uma referência não apenas com relação a produtos de limpeza de automóveis, mas a tudo que envolva o universo automobilístico.
A ideia de fazer sua empresa crescer no Youtube e ser uma referência em determinado nicho pode te ajudar a conquistar leads qualificados. Pois, quando alguém te segue, se interessa pelo seu conteúdo e te vê como autoridade no assunto, também vai pensar em você como a primeira opção na solução de um problema.
Esse é o verdadeiro número que importa. O tanto de pessoas que te assiste e te vê como solução para uma situação.
São essas pessoas que irão clicar no link do seu produto, ou que irão se inscrever para receber seus e-mails marketing. Quer dizer que de nada adianta possuir 10.000 visualizações e vender 2 ou 3 produtos. Mais proveitoso seria ter 100 visualizações e gerar 99 vendas.
Estratégias para atrair mais inscritos para o canal?
Uma coisa é certa, quanto maior o número de inscritos, mais pessoas serão influenciadas, mais comentários você irá receber, mais engajamento e, consequentemente, mais vendas. Dessa forma, é preciso traçar estratégias para fazer com que seu canal cresça.
As estratégias podem ser variadas e o trabalho também é gigantesco. Mas, para crescer no Youtube, você precisa, principalmente, de um conteúdo de qualidade, que realmente agregue valor ao seu público, que seja relevante e faça sentido para ele.
Para que isso tudo aconteça, você deve conhecer muito bem seu espectador, saber o que ele procura, o que espera, quais são as expectativas que você precisa atender e – se possível – até superar. Assim, você conquista a confiança do seu possível cliente e mostra que entende do assunto.
Porém, é essencial que realmente entenda do assunto. Já existem muitas pessoas falando sobre todo tipo de conteúdo no Youtube, tente ser diferente! Não se trata, necessariamente, de saber mais, mas sim de desenvolver formas de abordagem, de ser criativo e original.
Quanto mais profissionalismo, melhor!
De nada adianta pensar em todo o resto se seu canal não deixar claro o viés profissional. Afinal, não estamos lidando com um adolescente buscando compartilhar conhecimentos com seus amigos, trata-se de uma empresa, um cenário profissional, responsável, que vê seu público com seriedade e respeito.
Isso não significa que não é possível investir em pautas bem humoradas e conteúdos interativos, muito pelo contrário. O humor e a interatividade devem ser bem projetados, bem programados e bem desenvolvidos.
Qualidade de som e imagem, nesse caso, é fundamental – e um fator base que deve ser levado em conta. O ideal é contratar uma empresa profissional, que faça a produção audiovisual do seu canal, planeje seus vídeos e mantenha uma frequência contínua.
Até porque, fazendo isso, você irá conseguir focar no que realmente importa para que seu canal se torne referência: conteúdo. Compartilhar a responsabilidade da produção e gerenciamento do canal com profissionais da área facilita muito seu projeto.
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Investir na Nathan Filmes é apostar em uma empresa que há mais de dez anos vem desenvolvendo um trabalho excepcional na produção de conteúdo audiovisual para empresas e corporações. É ter a certeza de que qualidade não será um problema, o que facilita – e muito – a otimização de outros fatores.