Vídeo de Treinamento e de Integração são sem dúvida uma tendência que veio para ficar em gestão de pessoas.

Seja para treinar colaboradores, prestadores de serviço, visitantes ou mesmo clientes treinamento em vídeo é uma ótima ferramenta.

Há muitas razões que levam a esta que é uma das grandes tendências empresariais em todo mundo. Abaixo, listamos as situações mais comuns que fazem um Vídeo de Treinamento valer a pena.

Redução de custos com treinamentos

Empresas com alta rotatividade, times espalhados em várias unidades, entrada e saída frequente de visitantes e prestadores. Situações assim demandam atenção frequente e horas preciosas de profissionais ligados a Qualidade e a Segurança do Trabalho. Um material em vídeo é capaz de otimizar o processo de maneira efetiva.

Padronização da informação

Com um treinamento em vídeo, gestores têm a garantia de que todas as informações necessárias estão sendo passadas da maneira correta todas as vezes. Em resumo, o vídeo não acorda de mal humor ou comete erros na hora de passar a informação.

Segurança Jurídica

Com a informação passada da melhor maneira sempre, basta um simples questionário para comprovar a sua aplicação. Além de garantir a aplicação do treinamento, esta é uma prática muito útil também do ponto de vista jurídico, em caso de acidentes.

Maior eficiência

À proporção que um apresentador leva às vezes 20 minutos para fazer uma integração básica, um vídeo é capaz de cobrir os mesmos tópicos, em geral. Com menos da metade do tempo, e no geral com mais qualidade, já que está munido de técnicas próprias da comunicação. Bem como conta com todos os recursos multimídia, como imagens, fotos e animações.

Alinhando as expectativas

O primeiro passo para a produção de um Vídeo de Treinamento consiste em entender para que o treinamento irá servir. Isso inclui módulos a serem tratados, definição do público, meios através dos quais o treinamento será utilizado. Entre outros pontos que devem ser levantados logo no primeiro momento.

Como todo projeto de vídeo, esta fase de levantamento deve começar antes mesmo de a Produtora gerar um orçamento, pois só assim poderão ser definidos formato e budget.

Criando o roteiro do vídeo de treinamento

Como acontece na maior parte dos projetos em vídeo, é nesta fase que boa parte da mágica acontece. Aqui é quando a Produtora deverá dar talvez a sua contribuição mais valiosa: a criação de um roteiro criativo e que irá levar a resultados incríveis.

O que fazer durante a produção do vídeo de treinamento

Se foram feitos os esforços necessários nas etapas anteriores, seu trabalho praticamente já acabou, pois agora a Produtora de Vídeo de Treinamento apenas irá colocar em prática o que foi previsto no roteiro.

Trace metas e faça medições para seu vídeo de treinamento

Como sempre gostamos de colocar: o que é resultado se você não medir?

Faça uma medição apurada de custos e eficiência do processo atual, e então compare com os resultados do Vídeo de Treinamento. Além de provar o projeto dentro da organização e torná-lo destaque, terá subsídio para ampliar os treinamentos em vídeo e levar seus resultados para o próximo nível.