Um podcast é uma série de arquivos de áudio ou vídeo que você pode baixar e ouvir no seu computador, celular ou tablet. Esses arquivos geralmente são episódicos, o que significa que cada episódio faz parte de uma série em andamento.
Podcasts podem ser sobre qualquer assunto: notícias sobre música, comédia e entretenimento, política, esportes, comida, tecnologia, viagem, espiritualidade – você escolhe!
Existem literalmente milhares e milhares de podcasts disponíveis hoje cobrindo os mais variados tópicos, e é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo.
O que é e como funciona o podcast?
O podcast existe desde 2004 e ainda está ganhando força, pois é uma forma relativamente nova de mídia, e muito do que você ouve sobre isso é especulação ou simplesmente errado.
Nesse sentido, a palavra podcast é a junção de duas expressões em inglês: pod (do inglês, personal on demand) e cast (radiodifusão), que traduzido de maneira bem simples significa um arquivo de áudio disponibilizado na internet.
Inclusive, este conteúdo tem uma dinâmica bastante semelhante ao de uma rádio, porém, a principal diferença está no conteúdo que ele aborda.
Dependendo do modelo e do formato do podcast, ele pode ser produzido em série, onde os assinantes têm acesso a um conteúdo que se complementa, ou ainda, em episódios que tratam de temas distintos.
Além disso, alguns podcasts podem trazem a dinâmica de contar histórias e fatos, sendo bem parecido com audiobooks, o que é bastante interessante.
Ao contrário da rádio, um podcast pode falar sobre os mais diversos temas, incluindo educação, bem-estar, finanças, reflexões e muito outros, o que por si só é uma grande vantagem.
Anteriormente, só era possível acessar os podcasts e ter acesso ao conteúdo, era necessário estar no computador e utilizar os serviços em sites específicos. Hoje, é possível ter acesso aos podcasts com alguns cliques ou toques na tela.
De uns anos para cá, plataformas como o YouTube e o próprio Spotify passaram a trazer esse conteúdo para público, que recebeu muito bem a ideia e hoje se tornou um dos maiores tipos de mídias e de modelos de conteúdo do mundo.
Basicamente, um podcast é onde uma determinada pessoa escolhe um tema, lista tópicos importantes sobre ele e compartilha com o público em formato de áudio, podendo ser um podcast solo ou com convidados, e tudo isso depende do formato escolhido.
Sendo assim, é possível perceber que o podcast abre uma gama de possibilidades muito grande, onde o produtor de conteúdo pode explorar a sua criatividade e gerar autoridade para si ou para a sua marca na totalidade.
Vantagens e diferenciais de um podcast
Há uma série de benefícios em investir e produzir podcasts, tanto na questão de relacionamentos quanto no aumento do alcance.
Quanto ao alcance, devemos destacar que os podcasts são uma excelente maneira de se conectar com seu público, especialmente se você já tiver um blog ou site estabelecido. Se você está procurando maneiras de expandir seu alcance e expandir seus negócios, definitivamente vale a pena considerar isso.
Além disso, eles podem ajudar a construir relacionamentos com outras pessoas em seu setor ou nicho de mercado, como autores, palestrantes e outros empreendedores.
Ao criar conteúdo que educa as pessoas sobre o que é preciso para ter sucesso, é mais provável que elas voltem mais tarde quando precisarem de conselhos de alguém que já esteve lá antes delas, o que significa mais oportunidades de colaboração no futuro.
Como criar o seu próprio podcast
De modo geral, criar o seu próprio podcast é uma tarefa fácil, mas que exige certa organização e planejamento, pois quanto mais organizado ele for, maior a sua qualidade.
Sendo assim, a melhor forma de ter o seu próprio podcast é pensando no seu público e definindo o formato do podcast, tal como considerar um bom roteiro, dentre outros detalhes.
Por isso, a melhor maneira de criar podcasts de qualidade é investindo no equipamento certo, encontrando um ótimo host e criando conteúdo atraente.
Promovendo seus podcasts
Promover seus podcasts é uma parte importante do processo. Uma coisa é fazer um podcast e outra é fazer com que as pessoas o ouçam. Aqui estão algumas maneiras de promover seu podcast:
Mídia social – Postar sobre novos episódios no Facebook e no Twitter ajudará a divulgar seu programa, mas não envie spam para as pessoas com muitas postagens ou elas pararão de seguir você!
- Campanhas de e-mail – Envie e-mails quando novos episódios forem lançados para que os fãs possam se inscrever por e-mail em vez de ter que procurá-los manualmente no iTunes ou no Google Play Music (ou em qualquer outro lugar). Se possível, inclua links nesses e-mails de volta aos canais de mídia social, bem como links diretamente para a página de cada episódio, onde os usuários podem ouvir/assistir imediatamente sem ter que ir a qualquer outro lugar primeiro! Assim todos saem ganhando
- Monetizando seus podcasts: Monetizar seus podcasts pode ser uma ótima maneira de ganhar algum dinheiro extra. Você pode fazer isso por: anúncios, patrocínios e programas de afiliados, como no caso da própria Amazon.
Se você tem um grande público e consegue atrair anunciantes, a publicidade será uma ótima maneira de ganhar dinheiro.
No entanto, se o seu podcast ainda não for popular ou se você não tiver muitos ouvintes/seguidores, talvez não valha a pena porque os anunciantes não vão querer pagar muito por anunciar em seu programa, pois não conseguiriam muita exposição a partir dele.
Encontrando a plataforma certa
Quando se trata de escolher a plataforma certa, existem muitas opções disponíveis. Você pode usar o Blogger ou WordPress para configurar seu próprio site, ou pode usar um serviço como o Squarespace se não quiser lidar com o lado técnico das coisas.
Se você estiver usando o Squarespace ou outro serviço semelhante, eles fornecerão dados analíticos sobre o comportamento e as preferências de seus usuários para que você possa entender melhor o que eles gostam e a melhor forma de oferecer conteúdo com base nessas preferências.
Analisando seus resultados
Depois de terminar seu podcast, é hora de analisar os resultados. Em primeiro lugar, observe o feedback do usuário. Você pode fazer isso lendo resenhas no iTunes e outras plataformas onde seu podcast está disponível.
Se houver críticas ou comentários negativos sobre a qualidade do seu programa, leve-os em consideração ao decidir se deve ou não continuar produzindo episódios no futuro.
Se não houver críticas negativas (ou se forem todas positivas), considere quantos ouvintes se inscreveram no Apple Podcasts ou em outra plataforma e quantas pessoas realmente ouvem regularmente.
Se esses números forem baixos em comparação com podcasts semelhantes na categoria de gênero/tópico, talvez esse não seja o formato certo para você, afinal!
Pode ser mais adequado para outra pessoa que tenha mais experiência em produzir conteúdo como o seu do que você.
No entanto, se esses números parecerem altos o suficiente com base em outros programas semelhantes que já estão sendo produzidos regularmente sem receber muita atenção dos ouvintes, mas ainda conseguem de alguma forma, apesar de terem menos ouvintes no geral do que o seu agora.
Envolva-se com seu público
Envolver-se com seu público é uma das melhores coisas que você pode fazer para aumentar o alcance do seu podcast. Quanto mais você interagir com os ouvintes, mais eles sentirão que conhecem e confiam em você.
Assim, uma das primeiras formas de se envolver com o seu público é respondendo comentários.
Quando alguém deixa um comentário em um de seus episódios, é importante responder com rapidez e atenção para que as pessoas saibam que suas opiniões são importantes para você.
Você não precisa responder todas as vezes, mas se alguém fizer uma pergunta ou fizer um comentário interessante, certifique-se de que seja abordado no ar!
Outra forma de se envolver com o público é interagindo nas mídias sociais, pois elas são outra ótima maneira para os podcasters que desejam que suas vozes sejam ouvidas por mais pessoas do que apenas aquelas que ouvem diretamente pelo iTunes ou Stitcher (que ainda são importantes).
Além disso, você pode postar links de cada episódio, bem como atualizações gerais sobre o que está acontecendo nos bastidores do programa, pois isso ajudará a aumentar a conscientização sobre o que acontece na criação de cada episódio, ao mesmo tempo em que constrói relacionamentos entre anfitriões/produtores/convidados/ouvintes.
Conclusão
Os podcasts são uma ótima maneira de se conectar com seu público e compartilhar seus conhecimentos. Se você é apaixonado pelo assunto, pode ser muito gratificante produzir um programa que ajude as pessoas a aprender algo novo.
Além do valor de produzir podcasts para você mesmo, também há muitos outros benefícios, pois você pode gerar receita com o seu podcast ou usá-lo como parte de sua estratégia de marketing para outros produtos ou serviços.
Também devemos citar as habilidades que você desenvolveu ao criar e editar podcasts se traduzirão em outras áreas da vida.
Por exemplo, se você deseja se tornar um autor ou palestrante que vende livros on-line por meio do Amazon Kindle Direct Publishing (KDP), ter experiência na produção de podcasts ajudará a prepará-lo para este tipo de trabalho.